HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DAS MULHERES NA MATEMÁTICA

Silva, Kátia Rejane da

Resumo

A maioria dos estudantes entende a Matemática como uma disciplina difícil e complexa, o que leva a pensar: como desmistificar esse pensamento dos alunos? Como mostrar que a Matemática é muito mais que apenas realizar cálculos? Nesse sentido, este trabalho objetiva a utilização da História da Matemática como metodologia de ensino na sala de aula, apresentando as principais contribuições de cinco mulheres na Matemática ao longo da história, por meio de atividades realizadas com os estudantes do oitavo ano de uma escola estadual no interior da Paraíba. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa tipo exploratória e descritiva, pois, além do trabalho em sala de aula, envolve pesquisas bibliográficas em livros, artigos científicos e sites, descrevendo a biografia das personagens escolhidas: Hipátia de Alexandria; Shopie Germani; Caroline Herschel; Ada Lovelace e Sofia Kovalevskaya. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisas, debates e discussões sobre o tema com os e as estudantes. Elaboração de pequenos textos sobre a personagem escolhida, destacando a biografia e os fatos marcantes da história de cada uma delas. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a ampliação do conhecimento científico mostrando a História da Matemática como metodologia de ensino aprendizagem. Destaca-se a metodologia utilizada como elemento motivador no processo de ensino, favorecendo uma aprendizagem mais significativa do alunado, agindo como instrumento facilitador nas aulas e mostrando a Matemática como ciência humanizada.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.