USO DE ALGEPLACAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EXPLORANDO EQUAÇÕES DO 1º GRAU

Paiva, Robson Silva de

Resumo

Este trabalho visa analisar as contribuições metodológicas que o material concreto: Algeplacas, possibilita no ensino da Equação do 1° Grau, sendo este conteúdo obrigatório no Ensino Fundamental conforme BNCC (BRASIL, 2017), que resolve e elabora problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, envolvendo equações lineares através de técnicas algébricas. Para a nossa fundamentação teórica adotamos os seguintes autores, tais como: Van de Walle (2009), Farias, Azeredo e Rêgo (2016), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 1998), a Lei de Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Básica (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2017). A metodologia adotada foi uma abordagem exploratória do tipo pesquisa em sala de aula, quanto aos objetivos, analisar as contribuições do uso de uma material concreto em específico as Algeplacas, no ensino de Equação do 1º Grau, através de uma didática diferente que favoreça a compreensão e a aprendizagem do conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal da cidade de João Pessoa, entre os meses de abril a maio do ano de 2018, com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, participaram 32 estudantes, a pesquisa foi realizada em três momentos: diagnostico, período de intervenção e verificação final dos resultados. No primeiro momento aplicamos uma questionário semi-estruturado para uma primeira avaliação do perfil da turma, observando neste momento a não consolidação do conteúdo por parte da maioria dos estudantes. E em seguida iniciamos as intervenções em sala, nesse momento podemos construir atividades envolvendo situações-problemas do dia a dia. Por fim, constatamos que 59% dos alunos obtiveram um resultado satisfatório quando comparado com a avaliação de diagnóstico, as algeplacas permitiu uma reflexão por partes dos estudantes, auxiliando o pensamento algébrico e desenvolvendo o racíocinio lógico, esse resultado nos mostra o grau de assimilação pleos alunos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.