UMA ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NAS QUESTÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NO PERÍODO DE 2017 À 2019

SILVA, MARCOS ANTONIO MARTINS DA

Resumo

Este trabalho tem como intuito discutir sobre como se dá o comportamento das questões de Probabilidade e Estatística, conteúdo inserido na parte da prova da área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas aplicações dos anos de 2017 à 2019. Inicialmente foi feita uma análise do quantitativo das questões de Probabilidade e Estatística durante este período. Para a obtenção dos resultados, foi-se necessário uma análise dessas questões a fim de perceber como elas se apresentam e como se dá a contextualização das mesmas. A análise das questões quanto a contextualização foi feita com base no trabalho de Lima (2011), ao categorizá-las como Mecânico, Semi-contextualizado e Contextualizado. Foi-se observado também a interdisciplinaridade nessas questões e com isso observar quais as relações existentes com outras áreas do conhecimento e quais são estas áreas. Além disso, outro aspecto que foi levado em consideração nesse levantamento de informações foi a observação quanto a presença de gráficos, tabelas ou figuras em sua elaboração. Com isso, pretendeu-se, assim, demonstrar por meio dessa busca como é o estilo das questões de Probabilidade e Estatística no Enem e o que isso pode contribuir para o ensino de Matemática, no que tange a forma como o professor trabalha esse conteúdo em sala de aula e a forma como o mesmo é abordado nesta avaliação.

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