A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ramos, Viviana Sousa

Resumo

Este artigo traz um recorte histórico da educação dos surdos ao longo dos últimos séculos, apresentando, sobretudo, suas evoluções no que diz respeito à comunicação, do oralismo ao bilinguismo. A pesquisa é de natureza bibliográfica e está respaldada em estudos da psicologia histórico-cultural desenvolvida por Lev Semynovitch Vygotsky (1896-1934), teórico educacional que estudou sobre como ocorre o desenvolvimento humano. Faz-se uso também de discussões a respeito do surgimento da língua de sinais e como ela pode ser usada a partir a partir dos anos iniciais de escolarização das crianças. Abordam-se os desafios que os surdos enfrentam para estudar e, partir disso, a teoria baseada na psicologia histórico-cultural é apresentada como contribuição para que essas pessoas adquiram uma educação de melhor qualidade, considerando, portanto, importante a inserção do ensino da libras no espaço escolar desde a educação infantil.

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