O USO DAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA FRANCISCO SALES GADELHA DE OLIVEIRA

Santos, Marcielio Alves dos

Resumo

As consequências da pandemia da COVID-19 afetaram o mundo todo e não obstante a isso os sistemas de educação foram submetidos a enfrentar uma série de desafios. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas que os professores da Escola Francisco Sales Gadelha de Oliveira estão utilizando no contexto das aulas remotas. Para fundamentar as reflexões sobre a realidade investigada, respaldamos nos estudos de Aguiar (2020), Moran, Masetto e Behrens (2007), Sampaio (2020), Saraiva, Traversini e Lockmann (2020) e Souza (2020), entre outros estudiosos da que discutem a temática pesquisada. Para tanto, selecionamos como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sales Gadelha de Oliveira (Chico Coréa), localizada no município de São Francisco/PB. Os sujeitos da pesquisa foram 22 professores e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que os professores estão desenvolvendo as suas práticas pedagógicas nesse contexto atípico que estamos vivenciando por meio do ensino remoto. Para o desenvolvimento das aulas eles estão utilizando diversas ferramentas pedagógicas e tecnológicas e as mais utilizadas são as redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger, etc), o Google Meet, o Google Classroom, o Youtube e o Google Forms. Além disso, a maioria dos professores apresentam dificuldades relacionadas à utilização das tecnologias nas aulas remotas, tendo em vista que muitos não possuem habilidades para manusear as ferramentas tecnológicas, bem como necessitam de uma formação continuada que proporcione uma aprendizagem direcionada sobre a importância e aplicabilidade das TICs no processo de ensino e aprendizagem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.