O LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

Rodrigues, Carlos Magno Farias

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do lúdico no ensino da matemática para alunos surdos. Tal temática que tem sido motivo de preocupação para os profissionais da educação: o aluno surdo e os desafios para que o mesmo tenha acesso a um significativo ensino da matemática Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, por contribuir com o conhecimento acerca da temática em questão. Entre os autores que enriqueceram o estudo estão Almeida e Teixeira (2012), Amaral e Santos (2017), Araújo e Santos (2011), Carvalho (2012), Fernandes (2008), Junior (2015) e Rocha (2010). No momento de ensino atual, a inclusão é tema em destaque, abrangendo todas as deficiências. O papel do professor é fundamental na recepção dos alunos com necessidades especiais, devendo o profissional de a educação ter o conhecimento necessário para trabalhar com estes alunos, procurando aprimorar-se na área específica em que estiver trabalhando. Alunos surdos necessitam de um tratamento especial, que será identificado pela avaliação realizada com o profissional especializado. Os diversos saberes apresentados apontam na direção do reconhecimento da Libras como primeira língua da comunidade surda e a inviolabilidade de seu uso, devendo a mesma ser ensinada para os indivíduos surdos como ferramenta de emancipação, que levará inclusive à melhor aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua. Observa-se que, por muitas vezes, o fracasso na aprendizagem ocorre em decorrência da ausência de conhecimento do professor de construir uma prática pedagógica que possibilite uma aprendizagem eficaz para esses alunos. Atividades lúdicas, quando bem aplicadas, são capazes de auxiliar o desenvolvimento das crianças surdas e a construção de diversos saberes.

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