GEOGEBRA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O SEU USO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-PB

SILVA, MARLYS SOARES DA

Resumo

Este estudo objetivou analisar como professores de matemática do município de Santa Cruz-PB fazem uso do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, além de analisar a frequência e relevância do uso de tal ferramenta, possibilitando um ambiente mais atrativo e dinâmico aos olhos dos alunos. Alguns dos passos galgados para se chegar a tais resultados foram analisar o conhecimento dos professores acerca do GeoGebra, principalmente acerca do uso dessa ferramenta pelos professores, bem como fazer um levantamento e análise de dados obtidos através da aplicação de um questionário para os professores, com o propósito de verificar se os saberes escolares são trabalhados por estes, mediante a proposta de uso do software GeoGebra. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário aplicado via Google forms, visando coletar dados sobre o uso do GeoGebra por professores de Matemática do Município de Santa Cruz-PB. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância de oferecer aos professores, formação continuada para que os mesmos possam estar sempre se adaptando e inovando nas metodologias de ensino adotadas, bem como a importância de melhorias de infraestrutura das escolas, possibilitando assim, um ambiente mais promissor e atrativo para interação dos alunos e sobretudo no acesso a novas tecnologias educacionais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e de acordo com as respostas dos professores, analisamos como o uso do GeoGebra pode contribuir para a melhoria dos índices de aprendizagem no âmbito municipal, além de constatar a relevância que os professores consideram acerca do uso de tal ferramenta no processo educativo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.