A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Leal, Lidyane Cristina Galdino

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto investigar a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Desta forma, tratou-se como problema, reconhecer se é possível propiciar a aprendizagem e incluir, de maneira efetiva, os alunos com deficiência no ensino regular. O trabalho apresenta embasamento teórico estruturado com base em autores como Rocha (2017), Dessen e Polonia (2007), Brasil (2007), Bruno (2006), Miranda (2004), Michels (2013), Lima (2006), Ferreira (2018), Fernandes (2019) e outros que enfocam os assuntos relacionados ao tema. Da mesma forma, para tornar este estudo eficiente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória de caráter qualitativo. Compreendemos a partir das leituras realizadas, que a Educação Inclusiva no Brasil tem desfrutado de uma série de conquistas na última década, por outro lado, ainda enfrenta vários desafios e retrocessos. A partir das reflexões realizadas, percebemos que a escola precisa mudar sua postura diante da Educação Especial e da Inclusão, sendo necessário reformular as suas ações e práticas pedagógicas, indicando assim, a necessidade do acompanhamento e avaliação das políticas adotadas, bem como a formação continuada e a qualificação dos professores. Ainda citamos como exemplo a parceria entre a escola e a família no que diz respeito ao sentido de garantir a efetivação de escolas que assegurem o sucesso escolar dos alunos. Entretanto, sabemos que este é um longo caminho a ser trilhado, mas que já conta com alguns avanços em termos de políticas públicas, como as ações positivas a serem desenvolvidas na busca pela garantia de uma melhor qualidade na educação que é ofertada aos alunos com deficiência.

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