A IMPORTÂNCIA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA O ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR

Diniz, Elenira Pereira da Silva

Resumo

A implementação da educação bilíngue para alunos surdos nas escolas regulares é uma tarefa que envolve mudanças de concepção e reorganização no funcionamento e na forma de atendimento ao estudante surdo, por parte de todos que atuam no espaço escolar. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi discutir a importância do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para formação do aluno surdo. Estabelecemos como objetivos específicos: conhecer o papel da Libras como língua instrucional para o ensino do Português como L2 para o aluno surdo e identificar a importância do Português como L2 para os surdos no contexto inclusivo das escolas regulares. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica de estudos que abordam a temática do ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos. Como aporte teórico, nos pautamos na legislação que reconhece a Libras como língua natural dos surdos e os teóricos: Almeida (2015), Carvalho (2019), Nóbrega (2015); Quadros (1997), Ferraz (2011) dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que os surdos enfrentam dificuldades de aprendizagem nas escolas regulares por falta de metodologia do ensino da Língua Portuguesa como L2 e de professores habilitados para o ensino desta língua como L2 para surdos. Os estudos apontam a necessidade de escolas bilíngues para a efetivação da inclusão dos surdos.

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