INTRODUÇÃO DA LIBRAS ENQUANTO COMPONENTE EXTRACURRICULAR NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ADAILTON COELHO COSTA EM MAMANGUAPE-PB

Silva, Antônio Carlos Souza da

Resumo

Este trabalho intitulado “A INTRODUÇÃO DA LIBRAS ENQUANTO COMPONENTE EXTRACURRICULAR NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ESCOLA ADAILTON COELHO COSTA EM MAMANGUAPE/PB”, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação e bibliográfica realizada no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso realizado no curso de Pós-Graduação em Libras no Instituto Federal da Paraíba, Campus Patos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo com foco nos estudos sobre a apropriação da aprendizagem dos alunos no tocante a inserção da língua de sinais na escola, tendo como objetivo geral, analisar a implantação do projeto “Mãos que Falam e Olhos que Ouvem”, na EMEF Adailton Coelho Costa e seu desenvolvimento enquanto instrumento transformador no que tange à apropriação da Língua dos Sinais para estudantes das classes regulares do ensino fundamental anos iniciais quanto da inserção de discentes surdos. Na coleta de dados foram realizados levantamentos com alguns autores que dialogam com o assunto espaço escolar, e sobre a comunicação e socialização entre estudantes ouvintes/surdos, tais como Casagrande (2009), Ferreira (2014), Carvalho (1995) e Guarinello (2007).Os instrumentos desta pesquisa foram utilizados por meio bibliográfico com base estruturada de acordo com a problemática do projeto, que tem como objetivo principal a obtenção de informações dos autores estudados sobre determinado assunto ou problema. Acerca disto, identificamos os desafios e as possibilidades das referências consultadas, sobre a importância da comunicação e socialização onde alunos (as) surdos (as) e ouvintes no ambiente escolar. Sendo assim, captamos elementos que estão presentes no cotidiano dos (as) estudantes (as) ouvintes que fazem parte do projeto social e estudam com os discentes (as) surdos (as). E assim percebem o principal desafio neste âmbito escolar.

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