UM ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON A PARTIR DO TEMA “ACIDENTES DE TRÂNSITO”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS SÓCIO-CIENTÍFICOS COM ENFOQUE NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)

Santos, Ademar
Silva, Emilio
Santos, Kilmara
Gomes, Valdenes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Física através de temas sócio-científicos (TS) com enfoque na perspectiva da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), abordando um estudo das Leis de Newton a partir do tema “Acidentes de trânsito”. O motivo de ter abordado esse assunto tem sido o aumento no índice de acidentes de trânsito na cidade onde reside o pesquisador e nas cidades vizinhas, com a ocorrência de acidentes com jovens que cursam o nível médio de ensino como vítimas fatais. Além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão, foi realizada uma intervenção através de aula demonstrativa sobre “As Leis de Newton e a segurança no Trânsito”, com o intuito de trabalhar os conceitos físicos a fim de conscientizar os alunos de que é necessário respeitar-se as leis de trânsito e fazer-se o uso adequado dos itens básicos de segurança no trânsito. Foram elaborados dois questionários avaliativos que foram entregues aos mesmos, antes e depois da aula, respectivamente. O primeiro questionário, indagava entre outras coisas, se na visão dos alunos os conceitos das Leis da Física estavam relacionados com fenômenos do cotidiano como o trânsito, ao passo que a maioria respondeu crer não haver nenhuma relação. No entanto, após a aula, com base no segundo questionário, todos os alunos consideraram que o entendimento das Leis de Newton é de fundamental importância na prevenção de acidentes de trânsito e mortes no contexto do trânsito. Assim, percebemos que quando o ensino de Física é trabalhado através de abordagens temáticas de forma contextualizada, alcançamos resultados significativos na aprendizagem. Assim, faz-se necessária uma crescente discussão a respeito da função social do ensino de Física, que venha permitir que o ensino desta ciência se dê de forma conceitual e articulada com a realidade do aluno

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.