CRIPTOGRAFIA RSA: UMA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE

CAMPOS, VALDIGLEY FERREIRA

Resumo

A Teoria dos Números é um domínio científico, tanto de conhecimentos, quanto de pesquisas, com extrema importância dentro da Matemática. Atualmente ela se apresenta em forma de disciplinas a serem desenvolvidas nos cursos de graduação, e, para tanto, exige uma transformação em saber a ensinar, de modo a haver uma apropriação deste saber pelas novas gerações. Entretanto, por ser uma disciplina com grau de abstração elevado, ela ainda é vista pelos alunos, na maioria das vezes, como uma disciplina sem utilidades práticas. Assim surge este trabalho que tem como objetivo apontar o modelo de Criptografia RSA como uma estratégia interdisciplinar para potencializar o ensino da Teoria dos Números nos cursos de graduação. Esse propósito, surge com base no seguinte questionamento: É possível utilizar a criptografia RSA como proposta interdisciplinar para potencializar o ensino da Teoria dos Números nos cursos de graduação? Com base nisso, realizamos uma pesquisa predominantemente qualitativa do tipo exploratória e propomos a nossa intervenção por meio de um projeto interdisciplinar, de maneira que os alunos necessitem entrar em contato com cada parte do RSA, que por sua vez exigem os conceitos de Teoria dos Números para a sua compreensão. Esperamos que esta contribuição possa auxiliar professores de Teoria dos Números a potencializar suas aulas, melhorando a apropriação do saber por parte dos alunos, bem como atribuindo uma finalidade a essa área da matemática enquanto disciplina nos cursos superiores

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.