História e saberes matemáticos na feira: Um estudo de caso sobre a Feira Livre de São José de Piranhas, PB

SILVA, VALÉRIA ROBERTO DA

Resumo

O trabalho na feira é repleto de saberes matemáticos, por isso o presente trabalho trata de construir saberes e fortalecer os conhecimentos, dentro de um prisma historiográfico cultural, acerca dos saberes matemáticos produzidos e praticados pelos feirantes e fregueses da Feira Livre de São José de Piranhas, localizada no alto sertão paraibano, com o intuito de elencar suas diferentes formas de aplicação do conhecimento, por meio de técnicas adquiridas ao longo dos anos em que representa a transição de geração em geração. A metodologia utilizada é descritiva, exploratória e de caráter básico. A abordagem prima por uma análise qualitativa de dados inspirado nos aportes teóricos da história, especialmente, no que tange memória e da etnomatemática, aguçando um olhar sobre os aspectos culturais em torno dos saberes matemáticos. Caracteriza-se, também, como estudo de caso, porque há um foco de observação em um lugar específico, que vem a ser a Feira Livre de São José de Piranhas, PB, por haver a compreensão de que este lugar, pelas suas características de manutenção de práticas passadas, representa uma amostra histórica em tempos contemporâneos, isto é, um meio qualificado de acesso ao passado. Portanto, um ambiente de acesso aos usos da matemática em tempos memoriais.

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