A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA E O QUE PRESUMEM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ALHANDRA PB A RESPEITO DO TEMA

Barros, Claudemir
Gervazio, Suemilton
Santos, Carlos
Lima, Rafael

Resumo

A presente pesquisa traz à luz a discussão sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem, tema alvo de constantes discussões no âmbito da educação matemática, o que tem provocado inquietações recorrentes nessa área do conhecimento. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre essa temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar e discutir sobre as potencialidades de tal metodologia, o que acreditam alguns professores de matemática a respeito desse tema, verificar se estes compreendem de fato os preceitos e definições que embasam tal metodologia e se eles as utilizam em suas práticas docentes. Para uma melhor reflexão a respeito do tema, o trabalho foi referenciado em autores contemporâneos, focando nas obras de Gervázio (2019), Polya (1995), Redling (2011), Rodrigues e Magalhães (2011), Guérios e Medeiros Junior (2016), Ravagnani e Marques (2017). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica e da aplicação de um questionário a uma amostra dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação da cidade de Alhandra, localizada no estado da Paraíba. Obteve-se como principais resultados que a Resolução de Problemas, enquanto metodologia de ensino, é considerada por muitos pesquisadores como uma aliada imprescindível na efetivação da aprendizagem matemática, por ter o potencial de, entre outros fatores, dinamizar, articular, possibilitar e facilitar o conhecimento matemático e a aprendizagem do discente. No que concerne a pesquisa de campo, identificamos que os professores consultados também compartilham com as ideias destes pesquisadores e que utilizam em suas aulas tal metodologia como uma ferramenta precursora da aprendizagem matemática.

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