PRÁTICAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICÍPIO DE LIVRAMENTO-PB

Freitas, Paloma
Araujo, Jefferson
Sobrinho, Luiz
Fonseca, Rossane
Patrocinio, Maria

Resumo

Com a chegada e o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil em 2020, a educação reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender tanto as necessidades dos alunos quanto dos professores para dar continuidade ao processo de ensino de aprendizagem. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos métodos utilizados por quatro professores de Ciência e Biologia da rede educacional do município de Livramento-PB. Além de entender como essas metodologias utilizadas atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que estavam inseridas nas competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e exploratória, utiliza-se o método qualitativo, onde foi aplicado um questionário através da plataforma Formulários do Google, foi possível identificar estratégias aplicadas durante o ensino remoto de emergência. Como retratam Cani et al. (2020); Piffero, Soares, Coelho e Roehrs (2020) e Garcia et al. (2020), tais ferramentas metodológicas estão disponíveis nas plataformas digitais, com o pleno uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), e com aplicação de materiais impressos para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem para aqueles que não são alcançados por meios tecnológicos. Embora as experiências adquiridas pelos professores, com a reinvenção das metodologias utilizadas, sejam marcadas por inúmeros desafios, a intenção de conferir a continuação do ensino fez com que os professores rompessem as barreiras impostas pelo distanciamento social.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.