Avaliação Antropométrica em Discentes do Ensino Médio em uma Instituição Federal de Ensino

Oliveira, Natália Soares

Resumo

A antropometria inclui métodos e técnicas que visam obter as medidas físicas do corpo humano, seja o todo ou em seguimentos corporais. A avaliação antropométrica é fundamental para a definição do projeto, inclusão dos espaços estáticos e aqueles necessários para a realização dos movimentos, onde a inadequação pode levar a posturas inadequadas capazes de gerar lesões e doenças osteomusculares. Desse modo, ao pensar no mobiliário escolar e a permaneciam dos alunos durante as aulas, pode se observar que a inadequação destes mobiliários pode gerar desconforto e comprometer o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento antropométrico dos discentes de uma turma do curso integrado de uma Instituição Federal de Ensino. A metodologia utilizada foi a avaliação antropométrica SAPO, avaliação da carteira escolar utilizada pelo discentes e o questionário de Queixas Musculoesquelética de Corlett e Manenica, a amostra composta por 15 discentes com faixa etária de aproximadamente 16 anos. A análise de dados ocorreu através do Software Excel 2018 e SPSS Statistics 20.0. Dentre os resultados alcançados pode se observar que a cadeira escolar apresentava os assentos como um fator que interfere as condições posturais e outros fatores intrínsecos, pois de acordo com a ABNT está inadequado: a largura do encosto, altura do encosto em relação ao assento e a inclinação do encosto. Os alunos relataram através do questionário de Corlett predomínio de desconforto extremo, nas regiões: cervical; dorso superior, médio e inferior esquerdo; e membro inferior esquerdo. Podendo assim, interferir na aprendizagem dos discentes.

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