TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA

Novo, Jose
Lucena, Francisco
Neves, Deyse
Araujo, Jefferson

Resumo

As Teorias de Aprendizagem (TA) detalham e explicam como acontece o desenvolvimento mental e a aprendizagem do indivíduo. Numa perspectiva educacional, elas apontam os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem do aluno. Desse modo, observa-se sua importância na formação dos docentes. Mas, muitos professores não são capacitados o suficiente a ponto de essas teorias influenciarem positivamente seus métodos de ensino. O objetivo deste trabalho é identificar lacunas na formação dos professores – em particular professores de física - com relação ao ensino e aprendizagem dessas teorias na sua graduação. No referencial teórico, aborda-se três das principais teorias de ensino, as quais foram: Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget; Teoria da Mediação de Vygotsky e Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa de campo com os professores teve como base essas teorias e realizou-se em quatro etapas: na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica dessas teorias; na segunda etapa, desenvolveu-se o instrumento de pesquisa (questionário); na terceira etapa, foi feita a aplicação de um questionário e; na quarta etapa, realizou-se a análise dos dados coletados. Os resultados apontaram que a maioria dos professores consultados não têm conhecimentos de conceitos básicos dessas teorias. Portanto, elas não estão embasando ou contribuindo para sua prática de ensino.

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