O Impacto da Formação de Professores no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática dos alunos Cegos do Instituto Federal da Paraíba

BARBOSA, Joseane Tavares

Resumo

Devido a Pandemia do COVID-19, foram impostas algumas medidas restritivas visando conter o avanço do vírus, dentre elas a suspensão das aulas presenciais. Diante da situação, as instituições de ensino tiveram que se adaptar a modalidade de ensino remoto. Como não houve nenhuma legislação especifica para tratar do ensino remoto para alunos cegos, eles tiveram que buscar soluções para que pudessem participar das aulas. Levando em consideração que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), em seu artigo 59, estabelece que os recursos educativos têm que atender as necessidades especiais dos alunos deficientes, além de assegurar que os professores do ensino regular sejam capacitados para a integração desses alunos nas classes regulares, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto causado pela falta de formação adequada dos professores na aprendizagem dos alunos cegos. Para verificar se houve prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem realizamos um estudo de caso, no Instituto Federal da Paraíba, com abordagem qualitativa, em que foi utilizado o formulário eletrônico da plataforma Google como ferramenta de coleta de dados. Contamos com a participação de duas professoras de matemática. Com base nos resultados obtidos, pudemos inferir que a falta de formação adequada do professor interfere negativamente na aprendizagem de matemática dos discentes cegos, principalmente na modalidade de ensino remoto.

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