DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS APRESENTADAS POR DISCENTES EM SALA DE AULA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DA PARAIBA

Neto, Felinto
Villamagna, Maira
Costa, Luzia
Vidal, Francisco

Resumo

O presente estudo aborda as dificuldades na Resolução de Problemas Matemáticos identificadas na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Chiquinho Cartaxo, uma Escola Estadual Cidadã Integral Técnica localizada na cidade de Sousa, no interior da Paraíba. O interesse por esse tema surgiu tanto das vivências práticas na sala de aula, em uma turma do Ensino Médio, como também do anseio de analisar as principais dificuldades da aprendizagem no tocante a resolução de problemas matemáticos. Utilizou-se dados qualitativos, como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário objetivo, aplicados com alunos de uma turma da 1º série do Ensino Médio Integral. O trabalho destaca um breve resgate a respeito das contribuições de alguns autores e dos documentos oficiais, e também uma análise dos dados coletados. Observa-se através da pesquisa, que a principal dificuldade em relação à resolução de problemas é a falta de compreensão dos enunciados e a interpretação dos problemas como um todo. Dessa forma, entende-se que o tema abordado é fundamental para o ensino de Matemática, pois possibilita ao aluno o desenvolvimento de habilidades que estimulam a formação intelectual, crítica e questionadora.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.