IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE PAULISTA - PB: UMA INFLUÊNCIA ÀS MÍDIAS DIGITAIS

Santos, Nailton
Bezerra, Francisca
Araújo, Jefferson
Sousa, Marcos

Resumo

Com a crescente crise da disseminação da Covid -19 muitas das atividades dos diversos setores sofreram modificações e a educação foi uma delas. Desde março de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continuação do ano letivo dos estudantes. Diante disso, o ensino remoto veio como solução para viabilizar o ensino em tempos da pandemia da Covid-19. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequarem a nova realidade. A partir de então esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota através de plataformas on-lines. Diante o atual cenário pelo qual a educação vem passando justifica-se a elaboração deste trabalho o qual tem como objetivo investigar como os professores da cidade de Paulista-PB estão lidando com essa realidade e de que forma eles vêm adaptando as suas metodologias. Para tanto, a presente pesquisa é do tipo quanti-qualitativa e de modo que foi feito um levantamento, por meio de formulário on-line, com 37 professores da rede estadual e/ou municipal a fim de coletar informações sobre a opinião destes com relação a essa mudança metodológica bem como suas adaptações a esta nova forma de aprender e ensinar. Os dados coletados foram transportados para gráficos a fim de melhorar a interpretação dos mesmos. A pesquisa revelou que de início houve certa resistência quanto ao uso e a adaptação das mídias digitais na prática docente, mas, com a iminente proposta das aulas remotas os professores tiveram que procurar meios para adaptar suas antigas metodologias a essa nova realidade. Os resultados também revelaram que cada professor tem autonomia para estabelecer seu método de ensino, sendo que algumas aulas são on-line pela plataforma Google Meet com postagem periódica de atividades por meio do Google Classroom. Já outros professores utilizam o WhatsApp para interagir com seus estudantes e também costuma utilizar diversos aplicativos para dinamizar os conteúdos trabalhados em aula.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.