PREÂMBULO DE UMA INVESTIGAÇÃO COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Pereira, Marcelo
Brandao, Jefferson
Silva, Ledevande
Freitas, Tiêgo

Resumo

No presente trabalho evidenciamos uma investigação realizada com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Bento – PB, cujo eixo central é a análise da aprendizagem mediada pela metodologia de ensino com uso da Resolução de Problemas com questões que envolvem conteúdos geométricos. Tomamos como base os estudos de George Polya (1976), a BNCC (BRASIL, 2017) e Onuchic (2013) no que se refere às ideias de resolução de problemas e o ensino de geometria na sala de aula de Matemática, priorizando a terceira concepção sobre Resolução de Problemas formulada por Schroeder e Lester (1989), ensinar matemática através da Resolução de Problemas, no qual, ajuda os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituandoos a determinar por si próprios respostas às questões que os inquietam, sejam elas questões escolares ou da vida cotidiana, ao invés de esperar uma resposta já pronta dada pelo professor ou pelo livro didático. Para tanto, o estudo tem como etapa central o desenvolvimento de aulas em salas virtuais na modalidade remota, identificando aspectos de aprendizagem, em meio ao processo da prática de resolução de problemas geométricos, bem como avaliar as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao estudo. Sendo que a metodologia de pesquisa usada neste trabalho se constitui de maneira qualitativa, em que o resultado dela depende diretamente dos seus participantes. Verificou-se que com a metodologia de ensino de Resolução de Problemas, embora não tenha englobado a totalidade dos alunos presentes quanto a aprendizagem esperada, foi bastante eficaz quanto a construção dela na formação de um indivíduo crítico e investigativo que possa olhar para o seu meio e participar na melhoria dele.

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