O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: RECURSOS, PERCEPÇÕES E DESAFIOS

Batista, Poliana
Maciel, Priscila
Andrade, Cecilia
Freitas, Bruno

Resumo

A inserção tecnológica vêm crescendo cada vez mais e consequentemente reflete no espaço escolar. Dessa forma, sabe-se que as dificuldades, assim como os benefícios, enfrentado pelos professores com a utilização destas ferramentas em sala de aula são um novo desafio e que devem ser estudados afim de aprimorar as metodologias didáticas nesse novo contexto. Assim, este estudo teve como objetivo principal analisar como se encontra o ensino de Física na Paraíba e de que forma a utilização das mídias digitais como ferramentas de aprendizagem vem contribuindo para a construção do conhecimento na educação básica, verificando também a postura dos professores frente a essa utilização. Trata-se de um levantamento de caso, de cunho bibliográfico e empírico que teve questionários online como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados são 37 professores de física da Educação Básica. Concluiu-se que a partir da utilização destas ferramentas os docentes proporcionam uma aprendizagem mais significativa e maior interesse dos alunos. Quanto às escolas, os professores relataram que as mesmas não possuem uma infraestrutura de qualidade para a utilização destas ferramentas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.