AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19_

Leite, Maria
Araujo, Jefferson
Bezerra, Francisca
Patrocinio, Maria

Resumo

As escolas, devido ao isolamento social, mediante a pandemia da COVID-19, precisaram dar continuidade ao ensino de forma diferenciada, buscando alternativas que envolvessem os alunos no processo formativo. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores na Escola Manoel Procópio de Araújo no contexto da pandemia da COVID-19. Tomamos como referencial teórico os estudos de Araújo (2017), Caldart (2004), Freire (1996), Valle e Marcom (2020), entre outros estudiosos que discutem a temática pesquisada. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Procópio de Araújo, localizada no município de Olho D’Água/PB. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário aberto. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que as práticas pedagógicas da instituição estão sendo desenvolvidas por meio do aplicativo WhatsApp, bem como através de atividades impressas para os alunos que não possuem acesso à internet. As professoras estão utilizando diversas estratégias de ensino, como por exemplo, vídeos do YouTube, atividades xerocopiadas, utilização do livro didático, entre outros recursos que garantem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. As maiores dificuldades nesse contexto das aulas remotas são: além do isolamento social e com isso, a ausência da interação física; as dificuldades de acesso à internet, bem como a falta de apoio das famílias com relação as atividades propostas para os alunos. Além disso, dá-se ênfase ao desafio de proporcionar uma educação que considere a realidade sociocultural dos alunos já que o ensino remoto não é uma proposta de educação adequada para a escola do campo, pois não proporciona a mesma condição de ensino para todos os alunos, e assim, alguns sujeitos são excluídos desse processo formativo.

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