JOGO DE TABULEIRO – DESIGN: CONTANDO A HISTÓRIA

Santos, Jamiris Juvino dos

Resumo

O problema que direciona este trabalho está ligado diretamente a dificuldade enfrentada por alunos do curso de Design Gráfico no campus IFPB Cabedelo. A presente aluna percebeu e ouviu a dificuldade de diversos colegas em cadeiras teóricas abordadas e a partir dessa observação desenvolveu uma pesquisa com o intuito de apontar mais certamente a problemática enfrentada. Foi percebido que a maioria dos alunos possuíam uma imensa dificuldade de concentração quando se tratava de teoria, além de praticamente não possuírem o hábito de leitura. Desse modo, as aulas se tornavam metódicas demais e pouco interessantes para esses estudantes. A partir da identificação do problema foi desenvolvido um jogo de tabuleiro chamado Design: contando a história, a ser aplicado na disciplina de História do Design. O principal intuito era gerar mais dinamismo em salas de aula e auxiliar estudantes com dificuldade de aprendizagem. Para tanto, foi utilizada as metodologias projetuais utilizadas nos livros: Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games (FULLERTON, T. 2008) e A arte do game design: o livro original (SCHELL, T. 2011). Devido à pandemia do novo corona vírus, não foi possível fazer testes com os usuários.

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