Marketing de relacionamento: satisfação dos consumidores de serviços médicos particulares em João Pessoa

Marciano, Zucleide da Silva Cruz

Resumo

Sabendo que a finalidade do marketing é a satisfação das necessidades dos clientes, o marketing de relacionamento busca potencializar essa satisfação por meio de ações que permitam criar relações profundas e de longo prazo com o público de interesse que, no caso deste trabalho, são os consumidores de serviços médicos de clínicas particulares em João Pessoa/PB. A estratégia de marketing de relacionamento permite o desenvolvimento e gerenciamento das relações com o público-alvo de forma personalizada, ampliando a possibilidade de ofertas mais ajustadas às suas necessidades e, consequentemente, aumentando a qualidade percebida, além de melhorar e fortalecer a marca da instituição. Tendo como objetivo analisar a satisfação dos consumidores de serviços médicos prestados por clínicas de João Pessoa-PB, esta pesquisa busca entender quais lacunas existem, de forma a identificar melhorias na entrega destes serviços. Este trabalho caracteriza-se, quanto à sua natureza, como uma pesquisa aplicada, de abordagem quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa descritiva e exploratória. Os principais resultados encontrados a partir da aplicação de um questionário a 124 consumidores de serviços revelaram que as clínicas médicas particulares de João Pessoa não estão correspondendo às expectativas dos clientes, o que resulta em insatisfação quanto aos serviços prestados.

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