ENSINO REMOTO: inserção das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental II

Almeida, Kássio
Silva, João
Silva, Ledevande
Lira, Erygeanne

Resumo

As escolas brasileiras vivem um grande dilema quanto ao uso das Novas Tecnologias da Informação (NTCIs) em salas de aulas, como hipótese é notória a deficiência de algumas instituições perceber que as Novas Tecnologias da Informação, devem ter papel de evidência nas práticas pedagógicas, pois não é possível viver apartado da atual realidade e da relação estabelecida entre sociedade e uso da internet. Deste modo, o aludido trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades do letramento digital docente no século XXI. A metodolgoia utilizada foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva, explicativa e exploratória. A partir desta, percebe-se que a utilização desses equipamentos e seus periféricos contribuindo para aulas mais diversificadas e significativas para os alunos; potencialização da possibilidade de incorporação das TIC no cotidiano escolar ao realizar, no interior da escola, capacitações para seus servidores, abrindo espaços para novas relações do saber. A partir da identificação dos caminhos trilhados por essa escola na construção de suas práticas com o uso das tecnologias, será proposto um plano de ação educacional que ajude as demais escolas a desenvolverem e/ou potencializarem práticas do uso das TIC em seus contextos.

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