A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DA MATEMÁTICA NO 5º ANO DA CIDADE DE OLHO D’ÁGUA

Silva, Maria
Santos, Roberta
Diniz, Raffael
Menezes, Valeska

Resumo

O presente trabalho traz uma análise das contribuições da resolução de problemas como metodologia para construção da aprendizagem da Matemática, bem como sua significância para o conteúdo trabalhado, abordando de um contexto real para o curricular.A proposta desse trabalho traz como problemática a contribuição da Resolução de problemas para a prática pedagógica dos professores do 5ºano da cidade de Olho D’água, como metodologia para construção da aprendizagem Matemática. A pesquisa foi realizada no período de setembro a outubro de 2020, onde foi feito um levantamento inicial da quantidade professores que lecionavam nas turmas de 5º ano nas escolas municipais, em seguida buscou-se identificar através das práticas pedagógicas quais dificuldades foram apresentadas pelos professores para trabalhar com a resolução de problemas dentro de uma metodologia construtiva e evidenciar que esta metodologia pode favorecer o desenvolvimento de uma aprendizagem Matemática significativa. A partir da realização de uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de um questionário, concluiu-se que trabalhar os conteúdos por meio da Resolução Problemas, favorece a aprendizagem não só da Matemática, mas contribui com a aprendizagem de outras disciplinas. Evidenciou-se também que os professores reconhecem o potencial desta metodologia para construção da aprendizagem, destacando alguns pontos positivos como o desenvolvimento das capacidades cognitivas e de raciocínio lógico, que fazem o aluno pensar produtivamente, entretanto alguns professores ainda não abordam a Resolução de Problemas sob uma perspectiva como base para construção da Matemática.

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