Clima organizacional: conhecendo o nível de satisfação dos funcionários de uma empresa do comércio varejista durante a Pandemia da Covid-19

Sousa, Rayane

Resumo

O clima organizacional tem sido objeto de estudos e pesquisas no mundo empresarial, uma vez que é reconhecido como um fator decisivo para a compreensão do comportamento humano no mundo do trabalho. Com o surgimento da pandemia da COVID-19, estamos vivenciando uma mudança em nível global de comportamentos e hábitos, que não afetou somente aspectos pessoais, mas também profissionais. Assim, uma nova rotina foi estabelecida, trazendo o isolamento e o home office como uma nova forma de trabalhar. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional, através do nível de satisfação dos funcionários de uma empresa do comércio varejista localizada na cidade de João Pessoa-PB, durante a pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, através da aplicação de questionário semi-aberto, via Google Forms, aos seis colaboradores da empresa. As perguntas contidas no questionário tinham como base as dimensões propostas pelo Great Place To Work e variáveis componentes da Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), que foram apresentadas na fundamentação teórica deste trabalho. Os resultados do estudo definiu um perfil profissional com predominância de gênero feminino, faixa etária em média de 25 anos, com o Ensino Médio e possuindo menos de um ano de atuação na empresa. De modo geral, 100% dos funcionários estão relativamente satisfeitos com a empresa, o que faz com que o clima organizacional seja percebido pelos colaboradores como razoável. Quanto as principais razões para a permanência na empresa, foram apontados dentre os fatores, o trabalho que realiza, a necessidade de garantir o salário e o relacionamento com a equipe de trabalho. Em relação aos principais fatores que provocam o descontentamento no trabalho, foram apontados o de reconhecimento, a falta de oportunidades para o crescimento profissional, a falta de treinamento e aspectos do ambiente físico, como a iluminação e os ruídos. Por fim, os resultados revelaram que a pandemia não impactou diretamente no clima de trabalho da empresa, pois mesmo com o isolamento social e desaquecimento do mercado, a gestão se manteve em comunicação com todos os colaboradores, garantindo diálogo e transparência na tomada de decisões organizacionais. Contudo, fatores internos da empresa, tais como a falta de reconhecimento e crescimento profissional e autonomia precisam ser melhor investigados, uma vez que parecem estar afetando o nível de satisfação dos funcionários.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.