Plataformas digitais: as estratégias de gestão no enfrentamento da pandemia da COVID-19

Soares, Jaína

Resumo

A pandemia da covid-19 causou inúmeras transformações em nossa sociedade, uma dessas mudanças foi o aumento da utilização das plataformas digitais para facilitar as atividades desenvolvidas pelas empresas. Nesta perspectiva, este trabalho teve como principal objetivo analisar as estratégias de gestão utilizadas pelos empreendedores no enfrentamento da pandemia da covid-19. Propondo-se através de uma pesquisa de campo e bibliográfica de caráter exploratória e quantitativa utilizando questionário como instrumento de coleta de dados, enviado através de Google Formulários para gestores e empresas localizadas na cidade de João Pessoa-PB. Como resultado alcançado a partir de vinte e dois respondentes identificou-se mudanças na cultura organizacional com a adoção das plataformas digitais, através da adoção de métodos de entrega de produtos, diversificação de pagamento e lançamento de novos produtos no mercado. Constatou-se também que a maioria dos respondentes acreditam que a plataforma ajudou no enfrentamento da pandemia da covid-19, sendo as mais utilizadas, Instagram, Facebook e Whatsapp. A principal vantagem na utilização das plataformas digitais foi a diminuição dos custos e sua desvantagem foi o aumento da jornada de trabalho pelos empreendedores. Além disso, afirmou-se que as principais estratégias utilizadas além da adoção das plataformas digitais, foram a importância em manter um bom relacionamento com o cliente, a expansão das opções de pagamento e a diversificação de produtos oferecidos, mantendo os padrões de qualidade conquistados.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.