Implicações do teletrabalho na qualidade de vida: a visão dos colaboradores de um call center em João Pessoa- PB

Araújo, Halan

Resumo

As incertezas recentes decorrentes da pandemia da Covid 19 consolidou o formato do teletrabalho como uma alternativa para manter as organizações funcionando de forma produtiva. A adoção dessa natureza, também denominada como Home office, tornou-se uma regra e, considerando a atual realidade, a presente pesquisa teve como objetivo entender as implicações do Teletrabalho na qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa de Call Center, situada na cidade de João Pessoa. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento teórico sobre Teletrabalho, Qualidade de Vida e as implicações no trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento do estudo e obtenção dos dados, utilizou-se a pesquisa aplicada, exploratória e descritiva. Para a análise dos dados, adotou-se a abordagem quantitativa, mediante a aplicação de um questionário, composto por 26 questões: 04 abordavam sobre as características do trabalho; 13 sobre Qualidade de Vida e 09 sobre Qualidade de Vida e Teletrabalho. A coleta de dados foi realizada através do Google Forms e baseada nos domínios do WHOQOL-Bref, instrumento que se propõe avaliar a Qualidade de Vida. A amostra do estudo envolveu 61 empregados, correspondendo a 11% do Universo. Dentro dos dados obtidos, os resultados mostram que o teletrabalho trouxe mudanças positivas, já que os empregados conseguiram manter uma rotina de trabalho adequada, com disciplina na execução das atividades, sentiram-se mais seguros por não precisarem se deslocar para o trabalho e, com isso, tiveram maior tranquilidade para desempenhar as atividades laborais no ambiente doméstico, além da redução nos gastos com combustível e alimentação, e da possibilidade de flexibilizar os horários, aumentando o tempo para lazer com a família. Por outro lado, foram apontados aspectos negativos em relação ao aumento da jornada de trabalho, da sobrecarga e da obrigação de manter contato com a empresa mesmo após o horário regular, caracterizando uma relação de trabalho integral.

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