Análise da contribuição da família e da formação acadêmica para o nível de educação financeira dos estudantes de administração do IFPB

Targino, Douglas

Resumo

Com a pandemia da Covid-19 no início de 2020 as pessoas precisaram se adaptar às novas realidades sem sequer ter tempo para se planeja para tudo que viria acontecer na sua vida financeira, ter conhecimento sobre finanças é um fator fundamental para enfrentamento de qualquer crise seja ela financeira ou mesmo sanitária, mas infelizmente não faz parte da cultura dos brasileiros buscar informações que lhe auxilie no gerenciamento de suas finanças. Por esse motivo, é interessante estimular a prática de ensino sobre a educação financeira nos ambientes acadêmicos para assim chegar nas famílias. O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição da formação familiar e acadêmica para o nível de educação financeira dos estudantes de Administração do IFPB campus João Pessoa. A metodologia dessa pesquisa é estabelecida como descritiva, fundamentada pelo levantamento de campo (survey), com abordagem quantitativa, a ferramenta utilizada para a coleta de dados foi um questionário estruturado com trinta e nove questões aplicado de maneira on-line através da plataforma Google Forms aplicado em uma amostra não probabilística por conveniência composta por 142 estudantes de administração de todos os períodos e ambos os turnos. A pesquisa identificou que a maioria dos respondentes é do gênero feminino, com a faixa etária de 21 a 30 anos, sobre o conhecimento da educação financeira, a maior parte conhece sobre a temática e faz a utilização em seu cotidiano. Referente a administração dos recursos financeiros foi constatado que o gerenciamento é feito com a utilização de planilhas eletrônicas e caderno de anotações. Sobre o conhecimento mais específico sobre finanças o desempenho dos estudantes foi satisfatório sendo apenas razoável o desempenho relacionado a investimentos e mercado financeiro. Nas questões sobre relacionamento dos discentes com membros familiares foi possível constatar que grande parte conversa sobre dinheiro e estabelecem metas financeiras familiar, além de considerar que os pais têm grande influência na vida financeira dos filhos. Foi constatado que a influência familiar e acadêmica contribui para um nível satisfatório de educação financeira dos estudantes, assim importante para que os discentes tomem decisões necessárias para um desenvolvimento de uma vida financeira equilibrada e saudável.

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