O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO MÉDIO

Costa, Sergio
Jefferson, Brandão
Ledevande, Silva
Tiego, Freitas

Resumo

A presença das novas tecnologias tem contribuído significativamente, no aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem, sendo uma delas os recursos computacionais presentes no nosso dia a dia, incluindo o uso do celular, razão pela qual, há uma grande perspectiva por parte dos professores no que tange à utilização dessas novas tecnologias na educação. O presente trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento e a utilização do software GeoGebra com os professores de redes estaduais, municipais e privadas, relatando suas experiências. Este artigo tratase de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo exploratória descritiva, com questionários aplicados a doze professores das redes pública e privada do estado da Paraíba. Pretende-se afirmar que o GeoGebra pode favorecer uma experiência de aprendizagem mais significativa, tornando as aulas mais dinâmicas e facilitando o aprendizado de geometria, com esse software educacional, é possível criar atividades lúdicas com o auxílio do computador ou celular, proporcionando que os alunos interajam entre si. Com base no apelo visual e computacional eles podem entender melhor o conteúdo e suas propriedades de uma forma dinâmica e interativa, fortalecendo os canais de diálogo e a efetiva participação dos alunos nas tarefas de matemática. Alguns professores demostraram ter conhecimentos do software e já ministraram aulas práticas. Eles relataram que o software facilita a visualização de alguns conteúdos para os alunos, mas elaborar as aulas fazendo uso do mesmo requer mais tempo e planejamento.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.