UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA FUNÇÃO EXPONENCIAIL UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E O GEOGEBRA

LIMA, Amabel Trajano Figueiredo

Resumo

Este trabalho tem como intenção apresentar problemas didáticos para os docentes explanarem o conteúdo sobre função exponencial para turmas da 1ª série do Ensino Médio, trazendo a interdisciplinaridade em situações problemas e tendo como ferramenta de ensino o aplicativo “Geogebra”. Para tanto, usamos a interdisciplinaridade, situações problemas e o GeoGebra como instrumento de ensino na transmissão dos conceitos relacionados ao assunto escolhido, argumentado por teorias oficiais da educação, como a Base Nacional Curricular, e os Parâmetros Curriculares procurando sempre buscar habilidades e competências para que possa associar conceitos e estratégias. O objetivo desse trabalho é sugerir ao professor uma proposta de uma aula mais atrativa, para os discentes possam compreender o conteúdo de função exponencial de maneira completa, através da interdisciplinaridade e o geogebra. Para que ocorresse a progressão da pesquisa, foi preciso executar uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada nos eixos ordenados sobre interdisciplinaridade. Mencionamos as relações entre as propriedades da potência e da função exponencial juntamente com suas representações gráficas. Ressaltamos que essa temática precisa ser discutida pelo professor, de maneira estruturada pela interdisciplinaridade e tecnologia. Os resultados da pesquisa apontaram que não se deve mecanizar o ensino da função exponencial e que as manifestações do aluno sobre o conteúdo, através de perguntas, podendo torna-los pessoas críticas quanto ao assunto, por meio da interdisciplinaridade e situações problemas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.