A (R)EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO 4.0 NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA

Santos, Priscila
Maciel, Priscila
Cruz, Renata
Freitas, Bruno

Resumo

A quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) trouxe consigo grandes mudanças em diversos segmentos da sociedade. Surge então a necessidade de profissionais com novas competências e habilidades exigidas para este novo cenário em que a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias estão cada vez mais presentes. Para acompanhar essa evolução tecnológica surge a Educação 4.0, que consiste em um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada, a partir da inteligência artificial, robótica, telecomunicação, entre outras. Diante do exposto surge a necessidade de analisar como os docentes estão acompanhando esse processo de evolução tecnológica e como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem colaborar diante desse novo contexto. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a prática docente de profissionais de ciências da natureza e matemática da rede estadual da Paraíba tem acompanhado essa (r)evolução tecnológica. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, quanto ao objetivo classifica-se como descritiva e de acordo com o procedimento, denomina-se um estudo de caso. A pesquisa apresenta ainda como os professores tiveram que se (re)inventar dentro do contexto tecnológico, devido o atual Regime Especial de Ensino em decorrência da pandemia da COVID-19. Em virtude de tais circunstâncias o processo de ensino e aprendizagem, não apenas em ciências e matemática, mas em todas as áreas do conhecimento sofreram uma forte influência da inovação e tecnologia

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