ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: Um relato de experiência

Pereira, Maria
Brandao, Jefferson
Silva, Romulo
Carvalho, Erick

Resumo

Diante da carência de estrutura física escolar para o desenvolvimento de práticas laboratoriais, principalmente, na área de Matemática, uma vez que o uso de materiais concretos e instrumentos necessários para a realização de experimentos é algo bastante pertinente. Tendo em vista, o problema em ênfase, surgiu a ideia de construção de um Laboratório Sustentável de Matemática (LSM), como alternativa eficaz e economicamente viável para a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Valeriano Pereira, na cidade de Lagoa-PB. A ideia de inserção da Sustentabilidade dentro da temática estudada torna o tema de caráter transversal, permeando as várias esferas que integram o conhecimento científico. Diante do contexto em estudo, a pesquisa teve como finalidade central facilitar a compreensão dos conteúdos de maior relevância e complexidade no âmbito da Matemática pelos educandos, buscando ferramentas de fácil acessibilidade e de baixo custo, tendo o LSM como um espaço educativo e interativo. Desta forma, trabalhar a temática em enfoque no ensino fundamental, especificamente em duas turmas do 7° Ano (A e B), as quais contabilizam um total de 30 discentes, pressupõe uma visão otimista no desenvolvimento das competências e habilidades trabalhadas no âmbito interdisciplinar, possibilitando a valorização dos avanços pedagógicos que instiguem na elevação da autoestima, de maneira a tornar significativo o processo de construção do conhecimento. As atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram um caráter avaliativo qualitativo, a partir da anotação de observações pontuais durante o processo de aplicação das mesmas, as quais foram tidas como uma excelente forma de diálogo entre as esferas: escola, docente e discente, diálogo esse construído a partir de uma imersão comunicativa, dialógica e lúdica, tornando o componente curricular Matemática bastante atual e holístico quando se trata de repensar metodologias alternativas de ensino e aprendizagem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.