Acessibilidade às pessoas surdas em agências bancárias na cidade de João Pessoa-PB: um relato de experiência

Pereira, Thays

Resumo

Dada a importância de se investigar a função da gestão de empresas para a inclusão e acessibilidade das pessoas surdas enquanto consumidores de bens e serviços, este artigo teve por objetivo analisar a acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o acolhimento aos clientes surdos e deficientes auditivos de agências bancárias situadas na cidade de João Pessoa-PB. Para tal, a pesquisa se fundamentou legalmente nas orientações contidas na Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão que versa sobre o uso de tecnologias assistivas no enfrentamento das barreiras que impedem a pessoa surda de ter uma vida justa e igualitária. Sendo assim, realizou-se uma visita in loco das principais agências bancárias localizadas em uma avenida de grande circulação da cidade de João Pessoa-PB, sendo a escolha destas realizada por conveniência. Nesta visita, verificou-se em sua maioria a ausência de recursos que podem promover a inclusão social das pessoas surdas nas instituições financeiras. Os resultados encontrados nos fazem visualizar uma proposta para adequação do atendimento ao público de forma que respeite as particularidades das pessoas surdas.

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