ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE DESTERRO-PB

Silva, Georgia
Cruz, Renata
Dantas, Daniel
Oliveira, Thiago

Resumo

No campo educacional, apesar das mudanças que vem acontecendo ao longo dos anos, o ensino de Ciências e Biologia ainda é pautado no ensino tradicionalista, gerando insucesso no processo de aprendizagem. É necessário que os professores superem a aula verbalística e aprimorem suas metodologias para despertar nos discentes o interesse pelos conteúdos estudados, tornando a aula mais dinâmica e atrativa, contribuindo assim, para que haja aprendizado eficaz. Em vista disso, esse artigo buscou conhecer e discutir as diferentes práticas metodológicas que são utilizadas pelos docentes de Ciências/Biologia das escolas públicas da cidade de Desterro-PB, incluindo o ensino remoto, e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem. Para desenvolvimento deste trabalho foi utilizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com o uso de um questionário on-line para coleta de dados, em virtude da pandemia instaurada pela Covid-19 em todo o país. Os resultados obtidos demonstraram que os professores de Ciências/Biologia das escolas estaduais e municipais de Desterro-PB ainda recorrem aos recursos padrões como aulas expositivas e debates, características de um ensino mais tradicionalista. Essa situação pode ser um reflexo da resistência de muitos professores às inovações no ensino ou, ainda, pode ser atribuída à falta de recursos, disponibilidade e estrutura das escolas. Contudo, o ensino remoto permitiu, de forma lenta, uma mudança de pensamento na visão de alguns desses professores, sendo observada a inserção de novas metodologias, incluindo metodologias ativas. A utilização dessas metodologias permite que os alunos interajam de forma ativa, existindo um ganho significativo no processo de ensino-aprendizagem. Considerando que as práticas metodológicas contribuem de forma grandiosa na estimulação do desenvolvimento e no aprendizado ativo dos estudantes, é necessário refletir sobre mudanças no contexto educacional em relação ao uso de novas metodologias no ensino de Ciências/Biologia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.