UM OLHAR DA AULA DE MATEMÁTICA COM BASE NAS TENDÊNCIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS

FIGUEIRÊDO, ANNE HELEN DE SOUZA

Resumo

Não tem como ensinar matemática sem pensar em educação matemática, ensino e aprendizagem; estes últimos costumam ser apresentados como se fossem uma mesma expressão, porém nesse estudo o foco direcionou-se sobre os aspectos do ensino, especificamente do ensino de matemática. A pesquisa tem como compromisso investigar quais as práticas docentes presentes nas aulas de matemática. O intuito é apresentar um panorama do fazer docente no ensino de matemática sob a ótica das tendências pedagógicas e dos recursos didáticos que compõem as práticas. Através das informações coletadas, buscou-se entender e relacionar os fenômenos descritos pelos colaboradores a respeito de suas abordagens com as tendências pedagógicas da educação, da atemática e com os meios materiais utilizados nas aulas. A pesquisa de cunho qualitativo se traduz predominantemente em descritiva, relatando o modo como vem se configurando as aulas de matemática na realidade brasileira atual. Para isso, foi utilizado formulário online visando aumentar o raio de alcance de professores de matemática e as chances de compor um universo heterogêneo. A investigação apresenta como resultados parciais a utilização de pelo menos uma tendência matemática nas práticas de ensino, demonstrando que os professores, independente de ter ou não formação continuada, de atuar na esfera pública ou privada, de possuir vínculo empregatício temporário ou efetivo, de atuar no ensino básico ou superior, estão antenados nas tendências contemporâneas, levando para o ensino possibilidades de favorecer e proporcionar um aprendizado dotado de sentido e relevância que muitas vezes uma aula tradicional não tem, constatou-se por unanimidade que as aulas são regidas com base no livro didático, que apesar das muitas opções para compor e nortear uma aula, o livro é o instrumento principal dos professores, além de que interesses políticos e institucionais influenciam o modo como o professor realiza sua práxis.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.