Impacto da pandemia no desempenho dos indicadores econômico-financeiros de empresas do segmento alimentício e turístico listadas na B3
Silva, Tatiane
Resumo
Considerando a nova realidade a partir do surgimento de um vírus que causou uma crise sanitária e uma pandemia jamais vivenciada pela humanidade, a pandemia da Covid – 19, em meados de março de 2020. Houve a curiosidade de investigar os impactos no desempenho dos indicadores econômico-financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus em duas empresas de setores distintos, alimentício e turístico. Sendo: Grupo Carrefour Brasil S.A. e CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A., que negociam suas ações na Bolsa, Brasil, Balcão – B3. Para ter uma resposta dos efeitos da pandemia, comparou-se as médias dos indicadores antes e durante a pandemia. Considerando como período pré-pandemia os trimestres dos anos de 2018, 2019 até o primeiro trimestre de 2020. E como período pandêmico, durante a pandemia, do segundo trimestre de 2020 até o terceiro trimestre de 2021. Para tanto, foram analisadas as médias dos índices de endividamento, liquidez e rentabilidade, baseando-se nas informações das contas do balanço patrimonial e demonstração do resultado das duas empresas, nesses trimestres. Verificou-se que a CVC teve um aumento da concentração das dívidas de curto prazo, grau de endividamento crescente, não sendo capaz de liquidar suas dívidas de curto prazo. Aumento significativo de dependência de capital de terceiros tendo sua estrutura de capital formada por uma porcentagem alta de capital de terceiros. Margens de lucro negativas e aumento do prejuízo acumulado durante a pandemia. Em relação a empresa do setor alimentício os indicadores mostraram que a Carrefour, também foi afetada apresentando um aumento discreto nos índices de endividamento e liquidez, entretanto possui capacidade de honrar suas dívidas de curto prazo com seu ativo circulante e com o disponível em caixa, além de um aumento de 6,54% na média do capital de giro líquido. Foi constatado um aumento na média das margens de lucro do Carrefour durante a pandemia e também no ROI e ROE. Portanto, de modo geral a análise dos indicadores econômico-financeiros demonstrou que em consequência da pandemia as duas empresas foram afetadas, porém com impactos negativos maior sobre a empresa do segmento turístico e alguns indicadores favoreceram a empresa do setor alimentício.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.