O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB

Chaves, Natalia

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a utilização do Instagram para a divulgação e vendas nas micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB. Foi elaborado um roteiro para realização das entrevistas com gestores e responsáveis pela comunicação de oito micro e pequenas empresas que possuem um perfil ativo na rede social Instagram, visando identificar as principais características das empresas e como utilizam o Instagram como meio de marketing digital. Quanto a interpretação dos dados coletados, foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (1997) e diante isso foi identificado que os ramos das empresas variam entre: alimentação, produtos de beleza, confecção, papelaria, serviços de assistência técnica em computadores e vestuários. Todos os entrevistados buscam publicar conteúdos e informações de forma natural onde buscam publicar conteúdos de maneira que mostre as peças justamente como elas são e que as empresas ainda interagem com seus públicos apenas pelo direct e que apesar de possuírem um conhecimento teórico, esse conhecimento não é colocado em prática. À medida que a internet evolui, os empreendedores devem explorar suas possibilidades para utilizá-las de maneira eficaz, com isso esses empreendedores podem avaliar de uma forma realista quais investimentos e riscos o comércio virtual pode possuir, explorando as oportunidades e ameaças de cada domínio. Destaca-se que os diferentes setores econômicos podem apresentar maior ou menor grau aos impactos da Internet. Concluiu-se então que a rede social é essencial para a divulgação e venda de produtos e serviços mesmo sem ser utilizada de maneira agressiva. O estudo poderá contribuir para micro e pequenas empresas que buscam conhecer mais sobre o Instagram e no âmbito acadêmico poderá incentivar e contribuir com projetos acadêmicos voltados ao marketing digital e empreendedorismo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.