Análise da gestão dos principais processos no setor administrativo da Secretaria Executiva do Empreendedorismo na Paraíba

Souza, Katia

Resumo

A busca pela melhoria contínua nos produtos, serviços e processos têm se tornado uma prática cada vez mais comum no Brasil e vem acontecendo de maneira gradual e constante. Tal demanda torna-se evidente ao considerar a necessidade de mudanças que o contexto organizacional requer para atender as solicitações e desejos dos clientes. A gestão de processos compreende esse diferencial entregando organização, recursos bem desenhados, resultados financeiros mais positivos e redução de custos operacionais. Para tanto, é fundamental que a instituição, pública ou privada, utilize eficientemente desse método em prol do alcance dos objetivos e metas pré-estabelecidos estrategicamente. Posto isto, o setor selecionado para o desenvolvimento da pesquisa ora exposta foi a gerência administrativa da Secretaria Executiva do Empreendedorismo na Paraíba, popularmente conhecida pelo Programa EMPREENDER PB, que é órgão vinculado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE). A temática foi definida por razões de ordem prática, visto que se busca alcançar otimizações nos processos explorados. Em relação à metodologia, originalmente tem-se a pesquisa de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa e o uso do método estudo de caso. O objetivo envolveu narrar os aspectos encontrados na forma de práticas gerenciais no setor administrativo da Secretaria Executiva do Empreendedorismo, relacionando-os aos conceitos abordados pela gestão de processos, evidenciando a contribuição desse conjunto de técnicas e conhecimentos para a organização como um todo. Para tanto, houve o redesenho e aprimoramento dos principais processos identificados com a finalidade de impulsionar a gestão ao nível de qualidade almejado.

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