FRAMEWORK PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA
Alves, Márcia de Oliveira
Resumo
Nas últimas décadas muitos estudos sobre a utilização das metodologias ativas são apresentados à comunidade acadêmica. Dentre essas metodologias, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, que está presente tanto no ensino presencial como na modalidade a distância. A questão problematizadora que nos levou a essa pesquisa foi como aplicar a metodologia ABP e quais ferramentas utilizar na educação a distância e híbrida. Diante dessa questão, definimos como objetivo geral desta pesquisa o desenvolvimento de um framework para aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema na educação a distância e híbrida (EaDH) através de uma abordagem participativa. A abordagem metodológica foi dividida em duas etapas, de natureza básica e aplicada. Na primeira etapa foi conduzida uma revisão sistemática da literatura a fim de refletir sobre como as principais etapas da metodologia ABP aplicadas na EaDH, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ferramentas mais utilizadas nesse contexto, e os principais impactos da aplicação da metodologia ABP na EaDH. Concluiu-se que para 75% dos estudos analisados, as pesquisas e experiências de ABP apresentadas não estão vinculados a um AVA e que há na literatura poucas iniciativas de metodologias ou ferramentas integradas ou não aos AVAs que sejam específicas ao planejamento, execução ou avaliação de ABP. Na segunda etapa foram utilizados os métodos e as técnicas de oficinas, grupos focais e de prova de conceitos para identificar os requisitos necessários ao desenvolvimento do framework proposto no contexto dos AVAs Moodle e Google Classroom, utilizados nos cursos EaDH do Instituto Federal de Educação da Paraíba. Como principal contribuição desta pesquisa se destaca o Framework para orientar professores e tutores da educação a distância e híbrida por meio de uma sequencia lógica de atividades e de ferramentas a aplicação da metodologia ABP, contribuindo com isso para uma aplicação sistematizada e formal da metodologia, apoiando o professor, frente aos desafios de sua prática pedagógica.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.