Mapeamento dos conhecimentos matemáticos em cursos de licenciatura em pedagogia no município de Cajazeiras, Paraíba.

OLIVEIRA, José Henrique Batista de

Resumo

A presente pesquisa almeja compreender aspectos relacionados à formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada entre os meses de maio e novembro de 2021, desenvolvida a partir do estudo do Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande e do Centro de Ensino Superior São Francisco, ambos cursos presenciais, na cidade de Cajazeiras, Paraíba. Nos resultados, apresentamos um quadro analítico sobre os conhecimentos matemáticos dos componentes curriculares dos cursos supracitados, que se encontra estruturado a partir de 03 (três) categorias, quais sejam: os componentes, ordenados pelas disciplinas curriculares pertencentes aos dois cursos; as ementas, que trazem a compilação dos objetos de conhecimentos abordados nas respectivas disciplinas e os conhecimentos matemáticos, quem apontam os aspectos correlacionados entre as disciplinas e o ensino de Matemática. Contudo, constatamos a partir da correlação dos componentes analisados que há um repertório teórico e metodológico na estrutura curricular dos cursos investigados suficiente para potencializar a intenção pedagógica quanto aos objetos do campo da Educação Matemática e instrumentalizar os conhecimentos matemáticos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.