Empreendedorismo no segmento de autopeças: proposição de um plano de negócios

Lima, Lauro César da Silva

Resumo

Empreender no segmento de peças automotivas é olhar para a história do automóvel. O ambiente mercadológico de vendas de autopeças ainda tem predominância de características de vendas físicas, não tendo uma exploração ampla do ambiente virtual como canal de relacionamento com o cliente, inclusive promovendo vendas. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo propor um plano de negócios de um empreendimento virtual no segmento de varejo de peças automotivas na cidade de João Pessoa-PB. As escolhas metodológicas que fundamentaram o estudo mostram que a pesquisa é do tipo aplicada, por propor um modelo de negócios que irá ser implementado no mercado consumidor de autopeças. Ainda, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e de campo, onde se fez uso dos instrumentos de pesquisa observação e questionário de pesquisa, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa para a análise dos resultados. Como principais resultados da pesquisa, observou-se que empreender no segmento de comercialização de peças automotivas através do ambiente virtual é uma oportunidade de oferecer ao mercado um modelo de negócios inovador e que se tornará uma alternativa ao consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, de adquirir insumos veiculares de forma ágil, segura e de fácil acesso. Desta maneira, conclui-se que a viabilidade e o sucesso do modelo de negócio proposto, é possível tendo em vista a eficiência nos dados financeiros projetados, de forma que atendeu os objetivos. Ainda, o trabalho permitiu fortalecer a importância da adoção de instrumentos de planejamento, como o Model Business Canvas e Plano de Negócios para fins de estudos e estruturação de um novo modelo de negócios no setor de vendas de peças automotivas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.