A importância do intraempreendedorismo para gestão de micro e pequenas empresas durante a pandemia da COVID-19

Paula, Camila da Silva

Resumo

No atual cenário econômico, marcado pela alta competitividade e pela crise causada pela pandemia da Covid-19 em diferentes contextos mundiais, as organizações têm buscado inovar e realizar mudanças a fim de se manterem competitivas no mercado e mitigar os efeitos negativos causados pela pandemia. Diante desse cenário desafiador, o intraempreendedorismo surge como uma prática viável e efetiva de inovação. Este trabalho tem como objetivo central identificar a importância do intraempreendedorismo para fomentar práticas de inovação em micro e pequenas empresas durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, foram desenvolvidos estudos de casos, de abordagem quali-quantitativa e de objetivo exploratório e descritivo. Foi utilizada uma amostragem não probabilística intencional, composta por 03 empresas distintas, lotadas na cidade de João Pessoa - PB. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários, os quais foram respondidos por 02 grupos de respondentes, um composto pelos gestores e outro composto pelos colaboradores das organizações estudadas. A análise dos dados foi feita através de métodos de estatística descritiva e pelo cálculo do Ranking Médio. No que diz respeito ao perfil sociodemográfico dos gestores, foi constatado que eles são pessoas adultas, maioritariamente do sexo masculino e possuem tempo de serviço na empresa variando entre 1 a 5 anos, já os colaboradores, são pessoas jovens e adultas, predominantemente do sexo feminino e também possuem tempo de serviço nas empresas pesquisadas variando entre 1 a 5 anos. Em relação ao perfil das organizações, foi constatado que 02 são consideradas estabelecidas no mercado e foram herdadas pelos proprietários. Em se tratando da importância do intraempreendedorismo, os resultados apontaram que os gestores e os colaboradores consideram o intraempreendedorismo totalmente importante. Os resultados também demonstraram que foram feitas diversas ações intraempreendedoras durante o período pandêmico, das quais, destacaram-se as ações intraempreendedoras relacionadas ao aprimoramento e implementação de serviços online, ações de implementação de medidas de proteção contra a disseminação do coronavírus e ações visando a redução de custos. Tais ações promoveram mudanças significativas nestas empresas, principalmente, em relação ao atendimento e vendas online e nas rotinas de processos internos. Por fim, espera-se que o presente estudo possa contribuir em futuras pesquisas sobre este tema, bem como, para os micro e pequenos empresários que, por ventura, estejam buscando exemplos de outras empresas para auxiliá-los nas tomadas de decisões que possam minimizar os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19 em seus estabelecimentos.

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