O OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (OVA) COM POWERPOINT NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA:

ABREU, ÉRICA EDMAJAN DE

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades e/ou limitações de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) desenvolvido utilizando o Powerpoint para o processo de ensino e aprendizagem de matrizes e determinantes em aulas remotas. Nesta perspectiva, tecemos alguns questionamentos que nos direcionam ao nosso problema de pesquisa que se preocupa em tentar encontrar uma forma de ensinar o conteúdo de Matrizes e Determinante de forma atraente e agradável na qual os alunos vejam sua aplicabilidade no cotidiano, fazendo-os quererem estudar e começarem a entender o conteúdo na teoria e na prática, dentro do contexto de ensino remoto. Observa-se que o conteúdo de Matrizes e Determinantes se encontram poucos recursos e quando se encontram não podem ser alterados e adaptados às metodologias dos professores. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa pedagógica, em que a professora titular da turma participante da pesquisa era a própria pesquisadora. O OVA foi desenvolvido para o ensino presencial mas, por conta da pandemia da COVID-19, ele foi adaptado para o ensino remoto. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola privada do município de Cajazeiras-PB. A turma era composta por apenas 5 alunos, na faixa etária de 16 a 18 anos. O período de aplicação do OVA foi do dia 28 de maio de 2021 ao dia 02 de junho de 2021 com aulas no formato remoto por meio de videoconferência utilizando a plataforma Zoom. A coleta e registros dos dados ocorreu por meio de observação diária, atividades realizadas pelos alunos, bem como dos relatos deles e da exploração do OVA em aula. Durante as aulas foram realizadas muitas indagações aos alunos, discutindo com eles os problemas e sua aplicabilidade na prática. Com base nesta experiência de pesquisa com o OVA, destacamos alguns benefícios que ele despertou nos alunos tais como a comunicação, interação, motivação, participação e discussões nas aulas por parte dos alunos. Além disso, o OVA contribuiu para desenvolver a aprendizagem de Matrizes e Determinante por meio das situações problemas, da interação com os colegas e com a Professora. Proporcionou situações com as quais os alunos realizaram um esforço espontâneo para alcançar os objetivos propostos, utilizando os seus conhecimentos prévios. Possibilitou aproximar a teoria com a prática por meio de diversas situações nas quais o aluno é convidado a participar da construção do seu próprio conhecimento.

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