Nível de qualidade de serviço de acordo com profissionais de uma unidade de saúde em relação à implementação do e-sus

Costa, Mônica Araújo da Costa
Braz, Agnes Campêllo Araújo Braz

Resumo

A inovação tecnológica vem ganhando espaço importante na Administração Pública. Para acompanhar o progresso, o setor público vem investindo em melhorias na saúde a fim de oferecer serviços de qualidade à população. Recentemente, o Ministério da Saúde implantou o sistema e-SUS APS nas unidades básicas de Saúde, englobando a nível nacional todas as informações em saúde da Atenção Primária, por entender que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. Tal projeto trouxe consigo a informatização das UBS, inovação e abandono do obsoletismo. Tendo em vista a qualidade pretendida no atendimento a população, analisou-se o nível de qualidade percebido pelos profissionais após a implantação do eSUS APS em uma UBS. Tal propositura teve como intuito verificar e mensurar o nível de qualidade percebido mesmo após o uso do sistema. Para examinar se a qualidade do serviço era satisfatória, utilizou-se o instrumento SERVQUAL que compara entre a expectativa e a percepção do profissional e estabelece o nível de qualidade dos serviços entregues. Não se constatou, portanto, níveis de qualidade satisfatórios na UBS. Detectou-se as falhas e se fez proposituras para a melhoria da qualidade e o alcance da excelência em serviços.

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