REFLEXÕES SOBRE O PROJETO ARTE DA IMAGEM DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA-PB

Oliveira, Erycka Thereza Cavalcante Chaves
Cruz, Renata Drummond Marinho
de Oliveira, Jean Carlos Dantas
de Oliveira, Thiago Elisei

Resumo

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem sido considerada um problema social de extrema relevância para a saúde pública, economia, educação e outros setores pelo mundo. Entende-se que foi preciso um distanciamento social. Nas escolas, as aulas foram suspensas e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi imposto em 2020 e continua vigente em 2022. Buscar melhorias para essa forma de ensino se tornou uma luta árdua dos profissionais da educação, em especial, para os professores. Nessa busca por minimizar o distanciamento, o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar pode ser um caminho para aproximar escola-comunidade e proporcionar uma aprendizagem ativa. Neste artigo, apresentou-se reflexões acerca do Projeto Arte da Imagem, desenvolvido de forma interdisciplinar durante o ERE, em uma Escola Municipal de João PessoaPB. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizando uma pesquisa-ação. Buscou-se entender quais foram os principais desafios e experiências vivenciados pelos professores e alunos na execução do projeto, bem como as contribuições do projeto para o ensino do componente curricular de Ciências. Como resultados, observou-se que através da realização do projeto, Arte da Imagem, foi possível estreitar laços entre alunos, professores e família no ERE. Os principais problemas evidenciados estão diretamente relacionados às limitações intrínsecas ao ERE, como ausência/dificuldades na utilização dos dispositivos tecnológicos e a falta do acompanhamento presencial dos professores. O projeto também demonstrou ganhos no ensino de Ciências e nas articulações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, sobretudo, as Artes. O projeto, trouxe um novo sentido para a aprendizagem, pois ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades e competências para a vida em uma sociedade baseada no conhecimento e altamente tecnológica. A viabilidade do trabalho com projetos se torna um facilitador dessa nova experiência e estudos como este são importantes para incentivar que mais propostas possam ser desenvolvidas nesse cenário e após a pandemia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.