CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Leite, Zelia Maria
dos Santos, Roberta de Lourdes Silva
Diniz, Raffael Henrique Costa
de Menezes, Valeska Lisandra

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho realizado nas turmas de 6º e 7º ano dos turnos manhã e tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gertrudes Leite, localizada na cidade de Desterro PB, objetivando desenvolver uma disciplina inovadora que possa estimular nos alunos o gosto e interesse para aprendizagem na disciplina de Matemática, favorecendo dessa forma a comunidade escolar para a importância da disciplina no cotidiano. Foram realizados diversos jogos com a participação dos alunos, tendo estes coletados materiais necessários, tanto recicláveis, como não, para a confecção dos jogos que posteriormente foram apresentados nos turnos manhã e tarde na referida escola. Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, também propiciam a simulação de situações problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações se sucedem rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas. O lúdico surge como excelente estratégia para o ensino de Matemática, mostrando uma importância significativa na melhoria do interesse e da aprendizagem, é através dessa maneira de ensino que o professor atrai a atenção do aluno, que passa a interagir, participar da aula e aprender os conteúdos de forma significativa para utilizar no cotidiano. O projeto teve como fundamentação teórica o estudo dos seguintes autores: Borin (1998), Ortiz (2005), Piaget (1967), Santos (2001), entre outros. Os resultados após a apresentação dos jogos, mostraram que os alunos sentiram-se bastante animados pelo contato que tiveram do conteúdo associado à prática, adquirindo novos métodos de estudo e conhecimentos, percebendo-se que os jogos matemáticos como recurso didático podem dar inúmeras contribuições ao processo ensino-aprendizagem, auxiliando o professor no planejamento de novos recursos para aulas mais dinâmicas e para o aluno mais 2 motivação, interesse, convivência em grupo e construção do conhecimento, de forma atrativa e prazerosa.

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