O potencial do whatsapp como ferramenta pedagógica: um aliado para o ensino de matemática em tempos de pandemia

Villamagna, Maíra Rodrigues

Resumo

A crise de saúde desencadeada pela COVID-19 exige medidas de distanciamento social. Desde março de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continuação do ano letivo dos estudantes. O setor educacional passou por mudanças radicais, sendo o ensino presencial substituído temporariamente pelo método de ensino remoto e isso possibilitou a ampliação do uso da tecnologia digital de informação e comunicação para ministrar aulas à distância. Os professores tiveram que revisar seus métodos e se adaptarem à nova realidade. Desde então, esses profissionais passaram a lecionar remotamente por meio de plataformas online. Neste trabalho com abordagem qualitativa, foi destacado o potencial da utilização do WhatsApp como ferramenta pedagógica no ensino de matemática. Na educação, isso se tornou uma ferramenta indispensável. Portanto, este artigo tem como objetivo fazer referência ao ensino de Matemática em tempos de pandemia bem como refletir sobre a potencialidade do WhatsApp para ensinar e aprender a Matemática apoiado nas tecnologias de informação e comunicação. Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas ao uso das tecnologias de comunicação. Os resultados da pesquisa revelam que o aplicativo WhatsApp pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem e motivação para promover a aprendizagem da Matemática não somente fora da sala de aula física mas também dentro dela.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.